domingo, 26 de janeiro de 2014

Inicia-se o Campeonato Viçosense de Futebol SUB-20

Na tarde do sábado, 25 de janeiro/2014 o Estádio Municipal de Viçosa do Ceará foi palco para o pontapé inicial de um dos Campeonatos mais populares e bem organizado do município; O CAMPEONATO VIÇOSENSE DE FUTEBOL SUB-20.
O Secretário de Desporto e Lazer Amauri Carneiro deu o pontapé para o início do jogo de abertura entre CORINTHIANS DO BAIRRO SÃO JOSÉ X GENERAL TIBÚRCIO que obteve o placar; 1 x 1.
O CAMPEONATO VIÇOSENSE DE FUTEBOL SUB-20 é uma competição que
segue o mesmo formato do COPA DO BRASIL seguindo as regras e regulamentos da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL - CBF em vigência. Este ano o campeonato conta com 10 equipes envolvendo cerca de 300 atletas e dirigentes de futebol.

O Esporte cumpre um importante papel na formação e no desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. No entanto, para que
isso ocorra, é necessário a concepção e aplicação de uma política pública adequada à nossa realidade social. Sem uma estratégia definida, sem a elaboração coerente de um projeto de médio e longo prazo e, principalmente, sem a determinação necessária para bem implantá-lo, é apenas uma peça retórica para uso eleitoral. No máximo, para alguns poucos beneficiados, será mais uma atividade de lazer. E quando me refiro à política pública, quero dizer que a estratégia e a elaboração de um projeto
consistente têm que partir do poder público, seja na esfera federal, como na estadual e municipal. A iniciativa privada também é parte importante para o financiamento e a implantação desse projeto, mas jamais deveria ser o principal responsável pela sua elaboração, pois o faria sempre de acordo com seus próprios interesses. A Responsabilidade Social Corporativa é um termo imponente e sedutor, mas significa muito pouco em termos práticos. É retórica privada.
O Esporte é um meio eficaz de inserção e integração social, pois retira as crianças das ruas, as afasta das drogas, do crime organizado, da prostituição infantil e do ostracismo. Ao mesmo tempo, estimula a disciplina, os hábitos saudáveis de vida, ensina a importância da persistência na busca das metas, possibilita a experiência da vitória consagradora, da derrota pedagógica, do respeito ao adversário, da participação em equipe, do desenvolvimento da
auto-estima e do orgulho familiar. Isso, sem falar nas possibilidades de
ascensão financeira e social. Afirmou o Secretário de Desporto e Lazer de Viçosa do Ceará; Amauri Carneiro. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer tem como objetivo elaborar planos e programas de desenvolvimento de atividades desportivas e recreativas, bem como difundir orientações técnicas adequadas sobre a preparação física e a prática esportiva, incentivando e fomentando seus desenvolvimentos junto à comunidade.
O CAMPEONATO VIÇOSENSE DE FUTEBOL SUB-20, será realizado na perspectiva de incentivarmos e ao mesmo tempo valorizar aqueles atletas que sempre estão se empenhando fisicamente e psicologicamente dentro do Futebol de Campo, visando uma contribuição no desenvolvimento intelectual e físico dos participantes, criando condições para a melhoria da qualidade de vida e o estimulo ao convívio social e coletivo, buscando assim resgatar valores esquecidos, construindo cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, tendo conhecimento de seus deveres e direitos. Já se identificou hoje que o esporte é um instrumento eficaz e competente como fator de desenvolvimento humano, dispondo de vários benefícios, tanto para indivíduos como para a coletividade. É importante mudar o conceito sobre o papel que a atividade esportiva e de lazer desempenham em nossas vidas. Trata-se de quebrar mitos e preconceitos e de assegurar maior transparência e participação popular no processo de gestão esportiva e
de lazer. Através deste, tanto os atletas participantes quanto a comunidade se fortalecerão, dando-lhes subsídios para que eles possam por si só transformar a sua realidade. Todo o foco da competição será voltado para a inclusão e para a construção da cidadania por meio da promoção de bons valores como a ética, a cooperação, a fraternidade e o companheirismo, colocando assim, o Futebol de Campo como meio de alcançar os fins sociais propostos.
O esporte, especificamente o Futebol de Campo, integrador social por excelência, amenizador de conflitos sociais,
aquecedor da economia local, foi o mecanismo encontrado pelo projeto em questão, para contribuir na formação de cidadãos plenos e conscientes de suas responsabilidades. O Futebol de Campo é hoje mais que um esporte, é uma mística popular, um fator de identidade nacional inter-relacionando cada vez mais com seus praticantes. Os esportistas, independente da classe social, idade, sexo, cor ou credo, identifica-se com esta emoção. Jogar, assistir, ouvir, não importa como, o que vale é de alguma forma participar do jogo, é gritar GOL.