segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Renovação do Atletismo VIçosense

Nº 100: Gloria Rodrigues - Revelação do Atletismo Viçosense

Viçosa do Ceará é uma cidade que além de ter seu reconhecimento nacional relacionado ao turismo, também se destaca no esporte; ultimamente o município tem sido o berço para o surgimento de novos talentos em diversas modalidades esportivas.

Diante dos destaques no futebol, futsal e xadrez, dessa vez o atletismo dispara com força total; o nome de Viçosa do Ceará tem sido levado e reconhecido durante diversas competições realizadas pelo Brasil afora onde maratonistas e velocistas tem ocupado lugar de destaque entre o atletismo cearense.
Recentemente treinando a mais de um ano na pista internacional da UNIFOR em Fortaleza, sob orientação de professores da Confederação Brasileira de Atletismo - CBAT; A atleta velocista - Glória Rodrigues da localidade de Araticum cerca de 18 km da sede municipal é referencia na renovação da modalidade em Viçosa do Ceará.

Incentivar o esporte  é uma forma de estimular os jovens e adolescentes à uma vida saudável, buscando através dos conceitos da prática esportiva, uma convivência coletiva onde o respeito às diferenças, aos seus limites e aos dos demais atletas, favorece a comunhão de princípios voltados à solidariedade, companheirismo, respeito, humildade, e tantas outras qualidades abandonadas em um mundo cada vez mais individualista. O atletismo é o esporte mais antigo e nobre de todos, sendo utilizado como base para a prática de diversas outras modalidades.
Originalmente, seu intuito era premiar o mais forte, o mais alto e o mais rápido dos homens. Os primeiros indícios de competições de atletismo datam de 4 mil anos atrás, quando homens egípcios disputavam corridas entre si. Na Grécia, o atletismo era o pilar das Olimpíadas Antigas.
Sabemos que hoje o esporte é o principal mecanismo de eficácia comprovada, como fator de crescimento humano, comportando vários benefícios, tanto para individualidade como para  coletividade. Já detectamos que o esporte e lazer, tanto para a criança como para a comunidade é de  vital importância, dando-lhe subsídios para que esses possam por si mesmos transformar a sua realidade.  A Prefeitura de Viçosa do Ceará por meio da Secretaria de Desporto e Lazer está incentivando a prática do atletismo no município através de programas e projetos voltados a modalidade esportiva.
Com esse trabalho esperamos não só incentivar os jovens a praticarem atletismo, mas, também, revelar novos talentos que possam, futuramente, levar o nome de Viçosa do Ceará a diversas partes do Brasil. Não vamos medir esforços para fazer desses jovens verdadeiros atletas”, disse Amauri Carneiro - Secretário de Desporto e Lazer de Viçosa do Ceará.
O Secretário de Desporto e Lazer; Amauri Carneiro - destacou que futuramente Viçosa do Ceará poderá ganhar mais uma praça esportvia; só que dessa vez, voltada ao atletismo. Existe um projeto para a construção de uma PISTA DE ATLETISMO para trabalharmos a iniciação esportiva na referida modalidade.