Viçosa do Ceará foi uma das várias cidades contempladas com o Programa Segundo tempo do Governo Federal são três núcleos no município atendendo mais de 400 crianças e adolescentes.
O Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
Segundo o Secretário Municipal de Desporto e Lazer Amauri Carneiro "Em Viçosa do Ceará as crianças e adolescentes são atendidas nos três núcleos; Ginásio Municipal. Estádio Municipal e Escola Manoel Rodrigues com as atividades acontecendo no contra turno escolar. Esporte e lazer são direitos fundamentais para a
garantia do desenvolvimento social. O Governo Municipal de Viçosa do Ceará vem trabalhando para que estas áreas sejam tratadas como políticas publicas, contribuindo para a qualidade de vida da população, primando pela emancipação e pelo desenvolvimento humano.
garantia do desenvolvimento social. O Governo Municipal de Viçosa do Ceará vem trabalhando para que estas áreas sejam tratadas como políticas publicas, contribuindo para a qualidade de vida da população, primando pela emancipação e pelo desenvolvimento humano.
O
mundo globalizado tem levado as pessoas a uma competição cada vez mais
acirrada, e em alguns casos, criando mitos, "talentos" e atletas
palestrantes. Em contrapartida, também gerou sentimentos de ansiedade,
descontrole, insegurança e a crescente violência urbana, em que valores
socioculturais e filosóficos não se fazem presentes no universo de aprendizagem
do ser humano.
Por causa dos problemas e do ambiente em que vivem, as crianças e adolescentes
que vivem em situação de carência apresentam freqüentes problemas de
aprendizado e relacionamento nas escolas públicas que freqüentam. As
conseqüências são a repetência e os processos de disciplina a que essas
crianças são freqüentemente submetidas. Elas vivem em situação difícil, e não é
incomum que acabem se relacionando com traficantes e viciados em drogas,
passando até a usá-las, mais tarde. O esporte, aliado à educação, evita os
jovens de serem aliciados por bandidos, proporcionando a eles um futuro
diferente do de tantos outros que já se foram. Os estudos nas mais diferentes modalidades apontam para os benefícios da iniciação esportiva, bem como para os riscos, se afastada de uma base
pedagógica. A ONU observou que o esporte, mesmo que tenha como princípio
o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a aquisição de valores
necessários para coesão social e mundial. Esporte vai muito além das disputas
dentro dos estádios e ginásios. Cada vez mais cresce a sua importância como
ferramenta de inclusão social.
As atividades físicas e desportivas têm especial importância para as crianças
oferecendo assim uma ampla gama de ações destinadas a preencher
construtivamente o tempo livre de crianças e jovens, contribuindo para sua
formação e afastando-os das ruas. Desenvolver o cidadão através de práticas
esportivas é um método que vem dando certo em todo o país. Afinal, não é de
hoje que se escuta falar de crianças e adolescentes que mudam suas vidas e
tornam-se verdadeiramente cidadãos de “bem”, após participar de projetos
sociais.
As experiências com projetos sociais ligados ao Esporte mostram que a atividade
física, em especial no que diz respeito aos mais jovens, tem um fator motivador
extremamente positivo. Os efeitos são sentidos no dia-a-dia, com crianças e
adolescentes mais concentradas nas aulas, disciplinadas e, principalmente, fora
das ruas.
O esporte aliado a educação é uma poderosa arma na área da proteção social e
resgate de crianças e jovens em situação de risco, pois este se manterá ocupado
com atividades prazerosas e não estará ocioso nas ruas ocupando o seu tempo
aprendendo o que não deve. Ao negar a alguém o acesso a uma educação de
qualidade, se comete uma agressão contra a cidadania, e inegavelmente o esporte
e a cultura devem ser favorecidos pois facilitam o processo educativo.
O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às
finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de
formação para a cidadania e de orientação para a prática social. A educação
através da escrita, da leitura, da sala de aula, da arte, etc. tem essa
capacidade de formar aquele que participa da vida política, econômica e social
de sua comunidade e, conseqüentemente, de seu país. É neste ponto que
entendemos o papel decisivo do esporte, juntamente com a educação, na busca por
princípios e valores sociais, morais e éticos. O reconhecimento do esporte como canal de socialização positiva ou inclusão
social, é revelado pelo crescente número de projetos esportivos destinados aos
jovens.