sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Homenagem para Aqueles que Contribuíram e Ainda Contribuem Para a Construção de Nossa Cidade


Na manhã da sexta-feira, 27 de setembro/2013 a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social promoveu no auditório da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor Carneiro da Cunha o encontro com os idosos do município para celebrar o Dia do Idoso.

Nas últimas três décadas, o número de idosos dobrou no mundo. Em 2050, a população mundial de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a aproximadamente de 2 milhões, o que significará uma

importante mudança no perfil demográfico do mundo. Pensando nisso, o Dia do Idoso, comemorado na sexta-feira, 27 serve para conscientizar toda a população sobre a importância das mudanças de atitudes para com os idosos.
A população mundial com idade igual ou superior a 60 anos compreende cerca de 11% da população geral, com expectativa de aumento nas próximas décadas. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a população de idosos passou de 6,1% em 1980 para 7,3% em 1991, devendo chegar por volta de 10% em 2010.  

As ações do Município voltadas ao idoso, além do atendimento de suas 

doenças, visam ao desenvolvimento de ações preventivas e educativas buscando melhorar a qualidade vida. Nesse contexto, o mais importante não é a doença, mas a repercussão dela na vida do idoso. 
O envelhecimento da população é um fenômeno global e  relativamente recente no mundo. Atualmente, no Brasil, a população de idosos já ultrapassa 7% do total e esta faixa etária  é a que tem apresentado maior aumento conforme os últimos  censos realizados. Temos em torno de 18 milhões de idosos.



A velhice é um período normal do ciclo da vida, caracterizado por algumas mudanças físicas, mentais e psicológicas. Nesta fase, é importante conhecer, conscientizar, rever e  avaliar quais os aspectos e hábitos do passado que devem ser  mantidos e quais devem ser rejeitados. Devemos lembrar que o homem nunca é “um produto  acabado”; ele se refina, se adapta, se modifica. Durante todo  o percurso de nossas vidas, aparecem

oportunidades e crises,  então sempre é possível mudar e crescer, mesmo estando na velhice, pois a vida sempre nos dá novas oportunidades. 

Vemos que é mais fácil envelhecer quando não somos  entediados, quando temos interesse por pessoas e projetos,  quando temos o espírito aberto, acesso a informações e principalmente, quando temos saúde.

Assim, faz-se necessário uma concentração de esforços  nas diferentes áreas profissionais, objetivando proporcionar  um envelhecer de forma saudável.
Em Viçosa do Ceará, a exemplo das nações desenvolvidas, o envelhecimento da população deixou de ser uma preocupação individual. Promover o bem-estar dos idosos é uma das principais políticas públicas em reconhecimento àqueles que contribuíram e ainda contribuem para a construção da nossa cidade. São assegurados aos nossos idosos: respeito, liberdade e dignidade. 
Hoje a Prefeitura de Viçosa do Ceará tem um trabalho em conjunto de diversas secretarias voltados para as pessoas da terceira idade, um belíssimo trabalho de valorização da pessoa da melhor idade, garantindo ao idoso saúde e melhoria da qualidade de vida. Esta festa hoje mostra o carinho, a dedicação e principalmente o amor que nossa Administração tem pelo grupo da terceira idade. Afirmou o Secretário de Desporto e Lazer; Amauri Carneiro.