quinta-feira, 4 de julho de 2013

Responsabilidade Social em Viçosa do Ceará

A Secretaria Municipal de Desporto e Lazer realizou na noite da sexta-feira, 28 de junho/2013 mais uma etapa do projeto "O ESPORTE NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO" no Bairro São José.
Convidado pelo presidente da irmandade "Alcoolicos Anônimos" do Bairro São José, o Secretário Amauri Carneiro compartilhou histórias de companheiros da carreira de futebol profissional que perderam tudo ao se entregarem ao mundo do alcoolismo.
Emocionados com as palavras de Amauri, jovens e adultos se conscientizaram e esclareceram dúvidas a respeito da temática abordada em questão. 

O PROJETO ESPORTE NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO dará continuidade em uma segunda etapa com o apoio da profissional de Saúde Mental; Pisicóloga Thanandra Veras que formará grupos com as esposas da irmandade dos alcoólicos anônimos do Bairro São José.
Nos últimos vinte anos, o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas, vem aumentando no Brasil. O mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e crack. É muito importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e AIDS.
A Secretaria Municipal de Desporto e Lazer com intuito de minimizar os problemas decorrentes do uso e comercialização de álcool, fumo e entorpecentes procura através de palestras, oferecer subsídios teóricos e práticos para que possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas (bebidas alcoólicas, fumo, crack etc.) "O objetivo é levar informações de prevenção ao Alcoolismo. Por isso, o próximo passo é atender outras comunidades. De acordo com o secretário de Desporto e Lazer de Viçosa do Ceará; Amauri Carneiro, a proposta é executar palestras e dinâmicas voltadas para a qualidade de vida e prevenção à dependência.
Amauri Carneiro, a primeira ação a ser levada em conta é que estudantes, pais e populares tomem conhecimento sobre a prevenção para lutar contra a dependência. Dar-lhes suporte afetivo e cuidar de sua auto-estima são tarefas muito mais complexas, mas também mais eficazes, tanto para evitar o problema com a dependência química, quanto para formar adultos mais corajosos e conscientes de si mesmos, ressaltou.
O foco do projeto é abranger um público amplo, pois visa incentivar as pessoas a terem uma vida saudável e produtiva, que para ela é a melhor forma de mantê-los longe da dependência do álcool. Todas as drogas têm em comum a capacidade de alterar o estado mental do usuário, seja proporcionando uma sensação de prazer e conforto ou reduzindo a timidez e aumentando a sociabilidade de quem a usa. Em geral, todas também causam dependência química e psicológica, transformando o usuário ocasional em viciado, que acaba dependendo do consumo da droga para manter suas atividades normais.
O álcool,é o exemplo mais comum de droga obtida diretamente de plantas. Nem todas as drogas são proibidas por lei. Álcool e tabaco, apesar das crescentes restrições que vêm sofrendo na maior parte dos países, são vendidos e consumidos normalmente no Brasil. A legalidade destas drogas elimina os riscos adicionais que correm os usuários de outras drogas: a ausência de segurança.
A prática de esporte é extremamente importante para a nossa vida. O esporte nos proporciona muitos benefícios, auxiliando na qualidade de vida e também a uma vida mais saudável. Com o esporte conseguimos mostrar algumas habilidades, expressamos sentimentos, além de ter uma capacidade incrível de sempre aprender mais. O esporte não só em competições, mais também de brincadeira, por diversão também nos ajuda a expressar. Sentimentos esses que muitas vezes ficam guardados, esperando um momento para explodir, e o esporte ajuda a mostrar essa alegria, ou muitas vezes a tristeza, que acaba indo embora.
É muito importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e AIDS A Secretaria Municipal de Desporto e Lazer com intuito de minimizar os problemas decorrentes do uso e comercialização de álcool, fumo e entorpecentes procura através de palestras, oferecer subsídios teóricos e práticos para que possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas (bebidas alcoólicas, fumo, crack etc.)