quinta-feira, 4 de julho de 2013

O Esporte Cada vez Mais Perto dos Viçosenses

Na tarde do sábado 29 de junho/2013 a Secretaria de Desporto e Lazer em mais uma de suas grandes ações visando democratizar a prática esportiva e de lazer, levou para a comunidade do Sítio Ingá, localizado há mais de 7 km da sede municipal o PROJETO ESPORTE NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO.
Bastante popular em todo o município de Viçosa do Ceará devido ao seu caráter educativo e socializador; o projeto ESPORTE NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO com aulas práticas ofereceu para as crianças e adolescentes da comunidade Ingá a oportunidade de conhecer a filosofia e a doutrina do KARATÊ.
O Secretário de Desporto e Lazer; Amauri Carneiro, realizou a palestra sobre a importância do esporte na formação de crianças e adolescentes na referida comunidade e levou consigo o professor da ESCOLINHA DE KARATÊ de Viçosa do Ceará; mestre FRANCISCO - faixa preta - 1º DAM.

O objetivo do projeto é reforçar a importância do esporte como base da educação, da saúde e do lazer. Entre os benefícios que a Secretária de Desporto e Lazer pretende trazer para as comunidades com a execução do projeto estão; inclusão social, aumento da qualidade de vida, combate ao sedentarismo, afastamento do mundo das drogas, desenvolvimento corporal e consciência de respeito ao próximo.
 
A continuidade do ESPORTE NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO significa que o projeto vem dando certo e fazendo diferença na vida de muitas crianças e adolescentes. Não é de hoje que se escuta falar em jovens que mudam suas vidas após se dedicar a uma modalidade esportiva", destacou o secretário de Desporto e Lazer, Amauri Carneiro.
O projeto foi criado em 2009, e a cada ano trás novidades; a surpresa para crianças e adolescentes em 2013 foi a ampliação da programação com a inclusão de aulas práticas da mais nova modalidade iserida nas atividades da Secretaria de Desporto e Lazer.

Crianças e adolescentes ficaram encantados com a palestra foi ministrada pelo Secretário de Desporto e Lazer; Amauri Carneiro, enquanto a motivação foi garantida pela apresentação dos alunos da ESCOLINHA DE KARATÊ do professor Francisco Arruda - Faixa Preta - 1º DAM.
 
Francisco é natural de Viçosa do Ceará, mas foi a experiencia adquirida em décadas na Capital Federal (Brasília-DF) que permitiu ao mesmo se aperfeiçoar na arte e se tornar um grande profissional naquilo que faz.

O esporte é uma importante ferramenta como fomentador da disciplina, da afetividade, socialização e construção de sonhos. Diversos estudiosos nos mostram a imprescindível relação desta atividade com a vida real. É do conhecimento de todos, o importante papel do envolvimento com a prática esportiva e o afastamento dos jovens do terrível mundo das drogas, que dissipam milhares de vidas, ano após ano.

A iniciativa atinge crianças e adolescentes de várias faixas etárias, estudantes da rede pública de educação e participantes de projetos sociais em situação de vulnerabilidade social estendendo os valores fomentados pelo projeto também ao ambiente familiar, tonando-os referenciais para o desenvolvimento destas crianças e adolescentes.