sexta-feira, 26 de julho de 2013

Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo

O Secretário de Desporto e Lazer de Viçosa do Ceará; Amauri Carneiro participou na manhã da quarta-feira, 17 de julho/2013 da I Conferência Municipal da Promoção Racial que ocorreu no Auditório do Polo Turístico Cultural e Artesanal Padre Ascenso Gago. O evento contou com a ilustre presença do Prefeito Divaldo Carneiro Soares, da Vice-Prefeita Willia Maria Oliveira de Andrade, da Secretária de Cidadania e Promoção Social Zélia Maria Passos da Frota, de dois representantes da Comissão Organizadora Especial da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, senhor João Paulo Pinto de Có e senhor Pinheiro Junior, do Coordenador Estadual de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, senhor Ivaldo Paixão, onde o mesmo ministrou a principal palestra do dia, além da presença de representantes do Poder Legislativo, do Secretariado Municipal, funcionários da rede pública e membros da sociedade civil. Em uso da palavra, o Prefeito Divaldo Soares, agradeceu a todos os presentes e ressaltou a importância da Conferência, afirmando ser de grande valor as discussões referentes ao tema proposto. Logo após, foi a vez da Secretária Municipal Zélia Maria, dar as boas vindas ao público presente e reafirmar o interesse que o município tem de estar promovendo a inclusão de todas as etnias existentes entre seu povo.
Houve ainda, uma apresentação cultural, feita por crianças da rede de ensino público do município, abrilhantando ainda mais o encontro. Sendo inédita no município de Viçosa, a Conferência, que teve como tema “Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: Por Um Brasil Afirmativo”, expôs as finalidades e objetivos para que se estabeleça estratégias de enfrentamento ao racismo, igualdade racial para todos, não deixando de retratar os possíveis desafios bem como os avanços a serem conquistados. Após a Palestra Magna, sendo esta,
feita pelo senhor Ivaldo Paixão, os grupos foram formados e cada equipe teve a oportunidade de expor suas ideias a cerca do tema proposto, onde as vencedoras foram escolhidas por meio de votação. Vale ressaltar que foram escolhidos ainda quatro delegados, sendo dois da Sociedade Civil e dois do Poder Público, onde ambos participarão da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Social.