sexta-feira, 14 de junho de 2013

Secretário de Desporto e Lazer Amauri Carneiro Visita Teresina-PI "O Endereço do Judô no Nordeste"

Secretário de Desporto e Lazer de Viçosa do Ceará; Amauri Carneiro e
Galba Coelho Carmo - Secretário de Esporte e Lazer de Teresina-PI
Expedito Falcão e Amauri Carneiro
Na quinta-feira,13 de junho/2013 o Secretário de Desporto e Lazer de Viçosa do Ceará; Amauri Carneiro esteve em solo piauiense, mais precisamente em Teresina-PI para realizar um intercâmbio com o Secretário Galba Coelho Carmo da SEMEL - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Teresina-PI.


Com o intuito de adquirir mais conhecimento técnico da modalidade olímpica judô para a implantação em Viçosa do Ceará, Amauri Carneiro visitou locais que são referencia no gerenciamento e promoção da referida modalidade na "Capital do Judô" - Teresina-PI.

Entre os locais visitados merece ser destacado a ASSOCIAÇÃO DE JUDÔ EXPEDITO FALCÃO, onde a campeã olímpica SARAH MENEZES treina até os dias de hoje. O judô é o esporte número um em Teresina. Sempre que há competições lá, os eventos recebem um público bom e a atenção da imprensa local. Benito Mussolini, Antonio Fabrício, João de Deus, Stanley Torres, Francinaldo Segundo, Marília Ramos e Larissa Evelin são os nomes de maior destaque no Piauí, mas vale ressaltar que a maior estrela do Judô piauiense é Sarah Meneses, bicampeã mundial e 3º colocada no mundial Sênior. Sarah é a 4ª melhor atleta do mundo na categoria até 48 quilos, faixa preta duas vezes e esperança de ouro para o Brasil o Piauí nas Olimpíadas que serão disputadas no Brasil em 2016.
O esporte desempenha um papel aglutinador, e estimulam o desenvolvimento livre, integral, solidário e coletivo das pessoas, além de afirmar os seus valores no mundo e promover o desenvolvimento humano e a qualidade de vida. Atividades esportivas além de trazer benefícios para o corpo e para a mente, ainda despertam a cooperação, a criatividade, a disciplina, o espírito de equipe, que são elementos essenciais para o processo de desenvolvimento humano.
Levando em consideração a importância da prática desportiva a SECRETARIA DE DESPORTO E LAZER vislumbrou uma ferramenta de inclusão social para jovens de Viçosa do Ceará, e em breve estará criando espaços alternativos na cidade para que estes jovens tenham acesso às práticas desportivas e inicie um processo de promoção, de crescimento e de valorização da sua pessoa.
Viçosa do Ceará irá dar o primeiro passo para a implantação de mais uma modalidade olímpica no município. Pela referencia do judô no Brasil estive visitando um dos maiores centros de treinamento de Teresina no intuito de trazer o melhor profissional para iniciarmos esse grande projeto de judô. Afirmou; Amauri Carneiro Secretário de Desporto e Lazer.


O projeto tem o objetivo de proporcionar, através da prática sistemática do Judô, o crescimento e desenvolvimento harmônico, o desenvolvimento das potencialidades psicomotoras e cognitivas, o desenvolvimento da efetividade e a integração social, bem como a introdução aos fundamentos básicos da modalidade.

ORIGEM DO JUDÔ
A criação do Judô é atribuída ao nipônico Jigoro Kano, nascido em 28 de outubro de 1860, é um esporte centenário e com origens milenares, pois deriva do Ju-jitsu. O Judô é uma arte marcial e tornou-se esporte olímpico como modalidade oficial em 1972, é considerada de grande importância para o cenário desportivo brasileiro e tem reconhecimento notório, devido sua trajetória de conquistas no âmbito internacional. A despeito de seu reconhecimento na área desportiva, o Judô também é um grande aliado aos programas de ações sociais que objetivam a inserção social por meio de práticas desportivas. Este sucesso é devido, principalmente, pela sua filosofia e metodologia de ensino que tem como principais diretrizes a DISCIPLINA, a OBEDIÊNCIA e a HUMILDADE.
A missão do Projeto de proporcionar às crianças e aos adolescentes o desenvolvimento físico, mental e social, e ainda de agregar valores aos praticantes e aos seus familiares.

Sarah Gabrielle Cabral de Menezes, ou a judoca Sarah Menezes, é aluna do curso de Educação Física na Faculdade Santo Agostinho, em Teresina-PI, cidade onde nasceu. A atleta sempre treinou e morou no Piauí. E, com suas vitórias, está levando para o Brasil e o mundo o estado do Piauí. Hoje, Sarah Menezes é considerada a melhor atleta na categoria Sênior no Brasil, sendo onze vezes campeã brasileira e a melhor atleta Pan e Sul - Americana na sua categoria. Sarah Menezes também é a atual 3ª colocada no ranking mundial de Judô e a atual 2ª colocada no ranking olímpico. É a judoca mais bem ranqueada do Brasil para as Olimpíadas de Londres, onde se classificarão apenas as 14 melhores. Foi a primeira atleta do Piauí a conquistar uma vaga olímpica.
A atleta pratica judô desde 1999, quando tinha nove anos. E hoje tem como técnico Expedito Falcão. Sua categoria é - 48 kg, ligeiro. Atualmente ela treina no Centro de Treinamento Sarah Menezes, recém-inaugurado, e que também desenvolve um projeto assistencial que visa preparar novos atletas para o estado nessa modalidade esportiva. Inicialmente, Sarah Menezes participou de competições estaduais, conquistando vários títulos e, aos 10 anos, começou a ganhar medalhas também em competições nacionais. Contabiliza mais de 50 medalhas e troféus em sua trajetória no esporte. Dentre os títulos mais importantes, Sarah é onze vezes campeã brasileira, tetra-campeã Sul-americana, campeã Pan-americana, terceira colocada no Pan-Americano Sênior, e terceira na Copa do Mundo de Budapeste, na Hungria (segundo melhor desempenho da equipe pré-olímpica). As duas últimas vitórias lhe garantiram a vaga de titular nas Olimpíadas de Pequim / 2008. Sarah Menezes é a primeira e única atleta do Brasil a ganhar por duas vezes seguidas (2005 e 2006) os campeonatos brasileiros nas categorias juvenil, júnior e sênior.
Sarah Menezes é a única judoca do Brasil a conseguir por dois anos consecutivos ser campeã brasileira em três categorias do judô: juvenil (15-16 anos), júnior (17-19) e sênior (a partir de 20 anos). É a primeira atleta genuinamente piauiense (nascida, criada e treinada no Estado) a ir para uma Olimpíada, com chances reais de participar da próxima Olimpíada, em Londres.
Em 2009, a judoca piauiense Sarah Menezes entrou para a história do judô brasileiro ao ser a primeira atleta a se consagrar bicampeã no Campeonato Mundial Júnior (sub 20 - júnior), ocorrido em Paris (FRA). A atleta também ganhou a medalha de ouro na capital francesa, conquistando na Europa mais 2 medalhas internacionais: os ouros na Copa do Mundo de Madri e Lisboa, ocorridos em maio de 2009. Sarah Menezes foi a única atleta a ganhar medalha na primeira etapa do Circuito Europeu. Naquele ano, Sarah também foi destaque em outras competições internacionais: prata na Copa do Mundo de Belo Horizonte; os bronzes nos Grand Slams do Rio de Janeiro, Tóquio e no Campeonato Pan-Americano de Buenos Aires, além de ter sido a quinta colocada no Campeonato Mundial Sênior, em Rotterdã (HOL). Por todo o seu desempenho, em 2009, Sarah Menezes recebeu do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva o Prêmio Brasil Olímpico, como a melhor esportista do ano. A escolha de Sarah como a melhor atleta no Prêmio Brasil Olímpico foi feita por votação popular, realizada na internet. A lutadora foi eleita com 47% da preferência dos internautas.
Em 2010 foi campeã da Copa do Mundo de Judô em São Paulo e vice na etapa de Budapeste, na Hungria. Terceira colocada no Campeonato Mundial de Judô e no Grand Slam do Japão e mais uma vez campeã pan-americana.
Em 2011 foi terceira colocada no Campeonato Máster de Judô, onde só participaram os 16 melhores do mundo em cada categoria e no Grand Slam de Paris e campeã dos Jogos Universitários, em Blumenau.
Em 2012, Sarah Menezes é a grande esperança de medalha no judô feminino nos Jogos Olímpicos de Londres. A classificação para Londres foi definida pelo ranking mundial e a atleta Sarah Menezes assegurou sua vaga com seu desempenho nos últimos anos.