segunda-feira, 27 de maio de 2013

O Time que Revelou Pelé e Neymar Para o Mundo, Avalia Jovens Talentos do Futebol em Viçosa do Ceará

O Estádio Municipal João Firmino de Sousa recebeu nos dias 24 e 25 de maio/2013 um grande número de jovens com um objetivo em comum; conquistar uma vaga para o Projeto NAVE - Santos-Aliança.
A segunda avaliação para o Projeto NAVE contou com mais de 600 jovens entre 11 e 17 anos que estiveram presentes para conseguir uma vaga no grupo do projeto. Nascidos entre 1996 e 2003 foram avaliados pelo observador técnico do Santos Futebol Clube; Anderson Oliveira. A juventude esportiva de Viçosa do Ceará mostrou sua força e talento esportivo no futebol Um grande passo na busca do sonho de ser um profissional.

PROJETO NAVE
Referência no futebol brasileiro como um grande celeiro de craques, o Departamento de Base do Santos FC acaba de lançar uma nova iniciativa para a captação e formação de novos talentos: o Projeto Nave. A partir dele, o Clube fará parcerias com outras agremiações pelo Brasil para a realização de avaliações com os atletas que as representam e assim poderá ter um alcance maior a futuros ídolos para o Peixe.
Para o acerto com clubes, escolas ou projeto de futebol, o Alvinegro Praiano levará às unidades do Projeto Nave uma equipe de profissionais, que já organizam as Clínicas de Futebol (peneira) pelo País, para avaliarem a estrutura física e pessoal oferecida pelo local. O tempo mínimo de parceria é de dois anos. Os parceiros do Santos FC neste projeto deverão ter uma estrutura compatível para um trabalho de alto rendimento. Para que possamos captar novos talentos para o Santos FC, nossos coordenadores de base farão visitas periódicas às unidades, assim como os professores delas estagiarão com nossos profissionais para se adequarem aos métodos utilizados pelo Clube.O esporte é saúde. Faz viver melhor e viver mais. Além de tornar as pessoas mais produtivas e bem dispostas, previne e combate doenças do corpo e da mente. O esporte é também educativo. Cultiva valores como a solidariedade, a determinação e a auto-confiança. Leva as pessoas a se organizarem em equipe, socializando-as e gerando laços de amizade para a vida toda.
Não podemos deixar de falar também do seu caráter de força cultural e política. Fonte de orgulho para uma pequena comunidade, uma cidade grande ou um país inteiro, o esporte fortalece os grupos sociais. Faz um povo se integrar, se superar, acreditar na sua grandeza, levando-o, como nação, a alcançar respeito mundial.
Assim, a Secretaria Municipal de Desporto e Lazer tem um papel fundamental como pasta responsável pelo fomento das questões do desporto em consonância às estratégias do Governo Municipal, com vistas a alcançarmos desenvolvimento para Viçosa do Ceará, uma vez que investir no esporte é, definitivamente, investir em saúde, educação, inclusão social, evidenciando o orgulho que todos têm, perante as várias partes do mundo, de ser brasileiros.

Já se identificou hoje que o esporte é um instrumento eficaz e competente como fator de desenvolvimento humano, dispondo de vários benefícios, tanto para indivíduos como para a coletividade.  É importante mudar o conceito sobre o papel que a atividade esportiva e de lazer desempenham em nossas vidas. Trata-se de quebrar mitos e preconceitos e de assegurar maior transparência e participação popular no processo de gestão esportiva e de lazer.

As crianças podem aprender muitas lições na prática de esportes, tais como: liderança, autoconfiança, e o conceito de se trabalhar em direção a um objetivo comum.  Estas são todas as habilidades que, quando praticadas na vida fora do campo, podem aumentar o potencial de sucesso em vários aspectos da vida

Esporte e lazer são direitos fundamentais para a garantia do desenvolvimento social. O Governo Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Desporto e Lazer vem trabalhando para que a qualidade de vida da população viçosense seja primanda pela
emancipação e pelo desenvolvimento humano.  Trata-se de uma ação onde a população, em parceria com o poder público, através do esporte e  do lazer, constrói um novo destino.
O Esporte colocado como instrumento de transformação social pode fazer a diferença num mundo cada vez mais violento e que deixam nossos jovens sem oportunidades de um futuro melhor.Não é apenas a pratica esportiva que faz do Crescer e Edificar um caminho de oportunidades para as crianças e adolescente, mais sim as lições de respeito , camaradagem e obediência. A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.
O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social.
O esporte é capaz de gerar oportunidades e preparar o cidadão para o futuro. A atividade esportiva é, também, essencial para o desenvolvimento infantil: ensina valores como cooperação e respeito; contribui para a interação além do círculo familiar e para a inclusão social; previne doenças e, acima de tudo, coloca indivíduos e comunidades lado-a-lado, diminuindo as diferenças étnicas e culturais. Por isso, ele pode construir uma cultura de paz e tolerância. O esporte também tem um papel fundamental nas pequenas e grandes comunidades. Sua capacidade de ação pode gerar empregos e atividades econômicas em todos os níveis, além do próprio poder de agregação que abrange recreações, jogos e competições, ligas organizadas, treinamento e apoio em eventos esportivos globais.
A prática esportiva desenvolve o ser humano e aprimora as competências técnicas, sociais e comunicativas, além de contribuir com a saúde preventiva, estimula a personalidade intelectual e física. O reconhecimento de que o esporte é um fenômeno social , nos faz entender que, por meio dele, podemos democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação, como manifestação social, promovendo a diversão, o desenvolvimento pessoal e a interação social. O esporte não é apenas importante na formação de atletas, mas também na formação de cidadãos, pois praticar esportes vai muito além de aprender a técnica de uma modalidade, proporciona a saúde e a sociabilizarão.
O esporte e a cultura são espaços de manifestação e ferramentas fundamentais de auxílio no processo de desenvolvimento motor, educacional, social e cognitivo de crianças, adolescentes e jovens. O Esporte tem o poder de transformar a vida das pessoas. É Saúde ! Praticando esporte, nossas crianças e jovens aprendem a ter disciplina, a cumprir horários, a ter mais responsabilidade, e assim ficarem fora das ruas, ajudando assim na prevenção do combate às drogas e na violência que é cada vez maior em nossa sociedade.
Esporte proporciona a oportunidade do convívio entre as raças e faz com que todos convivam em igualdade, portanto, é a melhor forma de Inclusão Social ! O esporte é um direito humano e uma forma prática de inclusão e socialização em todas as fases da vida, reconhecendo que na adolescência o esporte é essencial porque ensina valores e prepara para os desafios que meninos e meninas irão enfrentar em suas vidas. O esporte tem potencia para reduzir vulnerabilidades e estimular ações positivas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes O esporte transforma a vida das pessoas, promove o exercício da liderança, da cidadania, da participação na sociedade e cria um ambiente encorajador para as descobertas pessoais e coletivas de crianças e adolescentes. O esporte é um poderoso meio de inclusão, promove a igualdade de gênero e a inclusão de pessoas com deficiência, elimina as barreiras raciais, a discriminação e os preconceitos, aspectoschave para uma sociedade mais justa. O esporte traz benefícios físicos, pode prevenir e diminuir os riscos de doenças, além de ajudar na formação educacional, facilitando o relacionamento entre adolescentes, famílias e comunidades, contribuindo para afastar adolescentes e jovens da violência e outros males presentes no cotidiano. Afirmou Amauri Carneiro - Secretário Municipal de Desporto e Lazer de Viçosa do Ceará.