quinta-feira, 16 de maio de 2013

Conselho de Desporto do Estado do Ceará Reúne Secretários Municipais de Esporte

Conselheiro Executivo do CDEC -Abelardo Petter  Discursa na Abertura do Encontro
Secretário de Desporto e Lazer Amauri Carneiro e Marcelo
Secretário de Esporte de Bela Cruz
Ao falarmos de um Sistema Nacional do Desporto, é importante não só ressaltarmos sua finalidade de promoção e aprimoramento das práticas desportivas como também esclarecermos que tal entidade se caracteriza, sobretudo, por absorver todo o arcabouço composto por pessoas físicas e jurídicas que integram tal rede, com o objetivo de coordenar, administrar, normatizar e dar apoio às práticas desportivas.
Com relação ao papel de estados e municípios, no que pesem suas autonomias para a criação de seus conselhos, percebe-se um alinhamento da legislação criadora desses órgãos de representação da sociedade. Nossa experiência nos mostra que isso se dá em razão da troca de experiências entre os conselhos já consolidados sobre os que estão por consolidar-se. Neste ponto, vale dar destaque ao papel de pioneirismo do Conselho do Desporto do Estado do Ceará (CDEC), que tem avocado para si posição de liderança no Norte e Nordeste do Brasil, colocando-se à disposição de outros estados dessas regiões, além de estar empenhado em estimular a criação do maior número possível de conselhos no âmbito dos municípios. Com essa finalidade, o CDEC realizaou no dia 14 de maio/2013, um encontro estadual com os secretários municipais de esporte onde foi disponibilizado todo um aparato contendo informações, conceitos e propostas para facilitar a criação desses conselhos em seus municípios.
Secretário de Desporto e Lazer de Viçosa do Ceará; Amauri Carneiro e
Júlio Brizzi - Secretário Executivo da SESPORTE
Juliana, Samia, Isaac, Jeová  - Equipe SESPORTE com o
Secretário de Desporto e Lazer de Viçosa do Ceará; Amauri Carneiro

Entre as novas propostas que foram levadas ao conhecimento dos presentes, está a divulgação do Fundo de Desenvolvimento do Esporte e Juventude, cujos recursos poderão dar suporte ao funcionamento dos conselhos, além de poderem prover com recursos adicionais as entidades de administração do esporte, com maior eficácia e celeridade. Ademais, trabalhar com representantes dos governos municipais o caráter democrático e de inovação da constituição dos novos conselhos foi uma das tarefas desse grandioso encontro.

Dentro desse ambiente de oxigenação das práticas sociodesportivas, o CDEC encaminhou proposta a Brasília, junto ao Conselho Nacional do Esporte, para sediar o Encontro Nacional dos Conselhos Nacional e Estaduais do Esporte, com o objetivo de fortalecer as entidades já criadas e de estimular a criação dos desses conselhos nos estados, com repercussão positiva também nos municípios. Esse encontro foi bastante proveitoso, com amplo debate e dele forma extraidas ideias com status de deliberações, que serão divulgadas nacionalmente.

Criarmos as precondições para incremento ds práticas desportivas educacionais, de participação e de rendimento, contemplando toda a cadeia sociodesportiva é tarefa que nos cabe.
Viçosa do Ceará através de seu Secretário de Desporto e Lazer; Amauri Carneiro, enviou um projeto de lei para a Câmara Municipal onde os vereadores aprovaram o projeto de LEI Nº590/2012 onde foi criado o CONSELHO MUNICIPAL DE DESPORTO e a lei de Nº 589/2012 criou o FUNDO MUNICIPAL DE DESPORTO E LAZER - FMDL.
Apesar de possuir pouco tempo de existência (4 anos) a Secretaria de Desporto e Lazer de Viçosa do Ceará surgiu em 2009 com o intuito de organizar e modernizar o desporto no municipio garantindo uma base sólida para o futuro do esporte viçosense.. Afirmou; Amauri Carneiro - Secretário de Desporto e Lazer.