segunda-feira, 1 de abril de 2013

Atletismo Viçosense

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará Através da Secretaria de Desporto e Lazer, realizou na manhã do domingo, 31 de março/2013 a SEGUNDA EDIÇÃO DA RÚSTICA DE QUATIGUABA com um percurso de 10 quilômetros para homens e 5 quilômetros para mulheres.
Estiveram competindo na SEGUNDA CORRIDA RÚSTICA DE QUATIGUABA os melhores competidores de rua do Estado do Ceará, onde merece destaque os Fundistas: Figueiredo (Ibiapina), Barroso (Tianguá), Vilamar (Viçosa-CE) e Daniel (Viçosa do Ceará). 
Esses são atletas de alto rendimento conhecidos em todo Nordeste que deram a honra de sua presença para os nossos munícipes, provando assim que a secretaria de Desporto e Lazer está no caminho certo da organização, modernização e profissionalização do desporto viçosense.
A próxima edição da Corrida será realizada no último domingo do mês de março/2014, com a expectativa de continuar a oferecer para Viçosa do Ceará um evento inovador, que une esporte, lazer e qualidade de vida numa mesma ação.  
Participaram da competição atletas de ambos os sexos, todos os vencedores receberam premiação por faixa etária. 

Secretário Amauiri Carneiro e a
Segundo colocado  - Figueredo
Classificação Geral - MASCULINO 

1º LUGAR:
Barroso - Tianguá-CE
2º LUGAR: 
Figueiredo - Ibiapina-CE
3º LUGAR:
Vilamar - Viçosa de Ceará-CE
4º LUGAR:
Jairo Barbosa - Cariré-CE

Secretário Amauiri Carneiro e a
Segunda colocada  - Heloina Costa
Classificação Geral - FEMININOO
Classificação Geral - FEMININO
1º LUGAR:
Rosa Adriana - Ubajara-CE
2º LUGAR
Heloina Costa - Tianguá-CE
3º LUGAR: 
Nilda Rodrigues - Ubajara-CE
O sucesso do evento 
O sucesso do evento contou com o apoio logistico da Guarda Civil Municipal, a Secretaria de Saúde,  Assessoria de Comunicação da PMVC, Polícia Militar, Cagece - Companhia de Água e Esgoto do Ceará e Secretaria de Transportes.

Criada em 2012, a CORRIDA RÚSTICA DE QUATIGUABA foi criada com a intenção de popularizar e estimular a prática da corrida de rua em Viçosa do Ceará, propiciando uma melhor qualidade de vida aos viçosenses e moradores da região que também participam das etapas do evento.
Com uma prova de 10km(masculino) e 5km(feminino), o evento é uma grande festa que tem o objetivo de disseminar a importância do esporte como elemento de equilíbrio, inclusão e bem estar,além de oportunizar surgimento de novos talentos esportivos.
Segundo o Secretario de Desporto e Lazer de Viçosa do Ceará, “a corrida serviu para incentivar cada vez mais as crianças e adolescentes que praticam o atletismo em nosso município, vale lembrar que eventos desta natureza, geram emprego e renda para a comunidade.”
Vilamar Fundista de
Viçosa do Ceará-CE (3º lugar)
O Secretário de Desporto e Lazer de Viçosa do Ceará; Amauri Carneiro, destacou a iniciativa da Prefeitura e a importância da prática esportiva para a toda a sociedade. "Entendo que o esporte de um modo geral ganha uma relevância na medida em que não é mais apenas uma questão de competição. As pessoas ainda têm a cultura da prática esportiva por este lado, sendo que hoje, na verdade, o esporte é saúde, uma questão de necessidade uma vez que o País vai se tornando obeso e idoso", afirmou;Amauri Carneiro.

Amauri Carneiro destacou ainda que; “A atividade física deve fazer parte da vida desde a infância. Se não trabalharmos a criança desde a base para que ela perceba a importância de adotar um estilo de vida ativo, teremos um Brasil que vai gastar muito mais dinheiro para conseguir combater as doenças agravadas pelo sedentarismo, tipo obesidade, problemas circulatórios. O esporte hoje é o remédio mais barato que as políticas públicas devem adotar para realmente ter uma contribuição no sentido de formarmos campeões para a vida".

Fundista Figueredo de
Ibiapina-CE (2º lugar)

O atletismo é uma modalidade, em sua esmagadora maioria, composta por pessoas carentes e que, através do esporte, encontram passaporte para a cidadania e esperança de que, com seus próprios resultados, possam alcançar melhores condições de vida.
Como é de conhecimento geral o esporte é uma das mais poderosas armas contra a violência, o avanço das drogas e pela busca de uma sociedade mais justa.

O esporte é saúde. Faz viver melhor e viver mais. Além de tornar as pessoas mais produtivas e bem dispostas, previne e combate doenças do corpo e da mente. O esporte é também educativo. Cultiva valores como a solidariedade, a determinação e a auto-confiança. Leva as pessoas a se organizarem em equipe, socializando-as e gerando laços de amizade para a vida toda.
3ª Colocada - Feminino 
Geral - Nilda Rodrigues
Não podemos deixar de falar também do seu caráter de força cultural e política. Fonte de orgulho para uma pequena comunidade, uma cidade grande ou um país inteiro, o esporte fortalece os grupos sociais. Faz um povo se integrar, se superar, acreditar na sua grandeza, levando-o, como nação, a alcançar respeito mundial.

O foco da Secretaria de Esportes é possibilitar que o esporte seja o ponto de partida para a ascensão social, através da descoberta e aproveitamento de talentos. Democratizar a prática esportiva e de lazer como direito de todos, gerando assim mais saúde, equilíbrio psicológico, físico e motor para que as crianças e adolescentes ingressem positivamente na sociedade.
Direcionamos o nosso foco para o esporte educativo com o propósito de formarmos o cidadão atleta. Não esquecendo o esporte de rendimento onde gera sonhos e renda para o município de Viçosa do Ceará".





















Seccretário de Desporto e Lazer Amauri Carneiro e Campeão e Vice- Campeão na categoria 15 à 19 anos,


Vencedor da prova o fundista Barroso Vieira