sábado, 23 de fevereiro de 2013

1ª Avaliação para o Santos em Viçosa do Ceará

O Estádio Municipal João Firmino de Sousa recebeu na sexta-feira, 22 de fevereiro/2013 um grande número de jovens com  um objetivo em comum; conquistar uma vaga para o Projeto NAVE - Santos-Aliança. 
A primeira avaliação para o Projeto NAVE contou com mais de 600 jovens entre 11 e 17 anos que estiveram presentes para conseguir uma vaga no grupo do projeto. Nascidos entre 1996 e 2002 foram avaliados pela equipe técnica presente no local. A juventude esportiva de Viçosa do Ceará mostrou sua força e talento esportivo no futebol Um grande passo na busca do sonho de ser um profissional.

PROJETO NAVE

Referência no futebol brasileiro como um grande celeiro de craques, o Departamento de Base do Santos FC acaba de lançar uma nova iniciativa para a captação e formação de novos talentos: o Projeto Nave. A partir dele, o Clube fará parcerias com outras agremiações pelo Brasil para a realização de avaliações com os atletas que as representam e assim poderá ter um alcance maior a futuros ídolos para o Peixe.
Para o acerto com clubes, escolas ou projeto de futebol, o Alvinegro Praiano levará às unidades do Projeto Nave uma equipe de profissionais, que já organizam as Clínicas de Futebol (peneira) pelo País, para avaliarem a estrutura física e pessoal oferecida pelo local. O tempo mínimo de parceria é de dois anos. Os parceiros do Santos FC neste projeto deverão ter uma estrutura compatível para um trabalho de alto rendimento. Para que possamos captar novos talentos para o Santos FC, nossos coordenadores de base farão visitas periódicas às unidades, assim como os professores delas estagiarão com nossos profissionais para se adequarem aos métodos utilizados pelo Clube.O esporte é saúde. Faz viver melhor e viver mais. Além de tornar as pessoas mais produtivas e bem dispostas, previne e combate doenças do corpo e da mente. O esporte é também educativo. Cultiva valores como a solidariedade, a determinação e a auto-confiança. Leva as pessoas a se organizarem em equipe, socializando-as e gerando laços de amizade para a vida toda.
Não podemos deixar de falar também do seu caráter de força cultural e política. Fonte de orgulho para uma pequena comunidade, uma cidade grande ou um país inteiro, o esporte fortalece os grupos sociais. Faz um povo se integrar, se superar, acreditar na sua grandeza, levando-o, como nação, a alcançar respeito mundial.
Assim, a Secretaria Municipal de Desporto e Lazer tem um papel fundamental como pasta responsável pelo fomento das questões do desporto em consonância às estratégias do Governo Municipal, com vistas a alcançarmos um desenvolvimento para o Viçosa do Ceará, uma vez que investir no esporte é, definitivamente, investir em saúde, educação, inclusão social, evidenciando o orgulho que todos têm, perante as várias partes do mundo, de ser brasileiros.
"Com o objetivo de possibilitar que o esporte seja o ponto de partida para a ascensão social, através da descoberta e aproveitamento de talentos. Democratizar a prática esportiva e de lazer como direito de todos, gerando assim mais saúde, equilíbrio psicológico, físico e motor para que as crianças e adolescentes ingressem positivamente na sociedade.
Ao assumir a gestão da Secretaria de Desporto e Lazer, constatamos a necessidade de traçar um planejamento mais aprofundado, que pudesse definir as diretrizes para um projeto sólido de atuação do prefeito no desenvolvimento do esporte e do lazer no município de Viçosa do Ceará.
Ciente da importância do segmento como ferramenta de formação da cidadania e de inclusão social, o Prefeito determinou a realização de providencias que pudessem embasar a instituição de uma política municipal adotando como premissas básicas a participação, transparência, ética, otimização dos recursos e a gestão por resultados. Direcionamos o nosso foco para o esporte educativo com o propósito de formarmos o cidadão atleta.