segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Escola Modelo: Um Marco Para a Rede Educacional de Viçosa do Ceará

Na noite do domingo 17 de fevereiro de 2013 foi realizada pela Prefeitura de Viçosa do Ceará a cerimônia de inauguração da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José Carneiro da Cunha - "a escola modelo". Estiveram presentes no evento o prefeito de Viçosa do Ceará Divaldo Soares, o prefeito de Cocal - Rubens Vieira, Apolinário Costa - prefeito de Bom Principio do Piauí; Jean Azevedo, prefeito de Tianguá-CE; Romeu Arruda, prefeito de Granja-CE; Ari Vasconcelos, ex-prefeito de Ubajara-Ce; Monsenhor Francisco Das Chagas Martins; e o Secretário Municipal de Desporto e Lazer de Viçosa do Ceará; Amauri Carneiro.
A inauguração da escola foi presenciada por centenas de pessoas que se fizeram presente no ato e que puderam conhecer as dependências da escola, que vai comportar mais de 800 alunos em tempo integral. O novo educandário vai poder proporcionar uma educação de qualidade, com oportunidades não só de estudo, mas de acesso à cultura, arte, esporte e lazer. A escola possui uma área de 10.458.98 m², com 10 salas de aulas climatizadas, biblioteca, quatro laboratórios individuais de química, física, matemática e informatica, quadra poliesportiva coberta, refeitório, sala multiuso e um auditório com capacidade para 650 pessoas, onde poderão ser realizadas palestras educativas e apresentações artísticas e culturais, dentre outras dependências. O monsenhor Francisco das Chagas Martins, foi um homenageado na solenidade, disse que estava muito feliz em ter um espaço (auditório) voltado para a educação com o seu nome."Sempre fui um homem voltado para a defesa dos menos favorecidos, dos mais necessitados e principalmente da educação, disse, ressaltando que estava muito alegre por abençoar o novo espaço destinado à educação dos jovens.
"Estamos felizes por entregar a Escola Modelo aos nossos moradores e melhorar a qualidade da educação oferecida aos jovens da Cidade. É um orgulho para todos os viçosenses, pois a escola é uma das melhores do Estado e foi construída com recursos próprios da Prefeitura," afirmou o Prefeito de Viçosa do Ceará Divaldo Carneiro Soares.

"Este é um modelo de educação que não repete o tradicional ambiente escolar, mas que privilegia a curiosidade, a busca na construção de saberes. Uma educação comprometida com atransformação dos valores, com a construção da liberdade, da autonomia, da solidariedade, com a formação de seres humanos plenos, saudáveis, conscientes e ativos. Ter uma escola deste padrão em nosso município é uma vitória da população". Afirmou Amauri Carneiro; Secretário Municipal de Desporto e Lazer de Viçosa do Ceará.
Quando se prioriza a educação, é porque queremos dar uma possibilidade de futuro melhor às nossas crianças e jovens e por acreditarmos que não existe outro caminho para o sucesso que não seja pelos estudos”. A implantação do projeto escola em tempo integral faz parte de uma nova etapa da política educacional de Viçosa do Ceará, cujo intuito principal é oferecer aos alunos conhecimento complementar às matérias que compõem a grade curricular normal.
A Prefeitura de Viçosa do Ceará tem um papel fundamental na educação dos Viçosenses. Querer o melhor para as crianças na educação infantil e os estudantes no ensino fundamental, independente das suas condições social, econômica, étnico racial e cultural. O Governo Municipal irá liderar um grande movimento de ações com o sistema educacional viçosense para acelerar a qualificação dos munícipes. Na era do conhecimento, onde o capital humano tem papel preponderante é indispensável possuirmos cidadãos qualificados e preparados para os novos desafios do mercado de trabalho.
O objetivo do projeto da escola modelos é incluir, desenvolver e trabalhar apermanência de crianças e adolescentes através das atividades extracurriculares, integrando família, escola e comunidade, contribuindo para melhorar o rendimento do aluno, além de evitar a evasão e a repetência. Além de elevar a qualidade do ensino, ampliando a área de conhecimento do aluno, o projeto prevê também o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão. O hábito quotidiano nas escolas de tempo integral incluirá também aulas de língua estrangeira e de filosofia (estas com a finalidade de trabalhar conceitos de ética e de convivência, com o intuito de estimular a consideração e o respeito pelos outros e o resgate de valores), além de atividades enfatizando uma cultura empreendedora e o incentivo ao protagonismo juvenil.
A escola em tempo integral oferece às famílias a certeza de que os filhos estão sendo instruídos por uma equipe altamente especializada, dentro de um espaço físico com todo conforto e estrutura própria para garantir a sua formação física, social e psicológica.
Para os pais que trabalham fora, é umatranquilidade saber que os filhos estão em boas mãos, desenvolvendo conceitos úteis para a vida através de uma série deatividades culturais, recreativas e esportivas, além de
assistir às aulas e receber alimentação completa. E o que é melhor: gratuitamente. Já os alunos encontrarão nesta modalidade de ensino um ambiente acolhedor, onde podem desenvolver outras habilidades e potenciais.