sábado, 16 de fevereiro de 2013

Amauri Carneiro Participa de WORKSHOP de Capoeira

Na manhã do sábado 16 de fevereiro/2013 o Secretário Municipal de Desporto e Lazer Amauri Carneiro prestigiou o WORKSHOP DE CAPOEIRA que reuniu os melhores mestres da Região Norte e Ibiapaba.
O evento tem por objetivo incentivar a cultura de nossa região, valorizando as potencialidades dos jovens e proporcionando a integração através de atividades de lazer, além de proporcionar a integração sociocultural, a promoção de autoestima, a construção da identidade por meio de práticas esportivas.
Secretário de Desporto e Lazer Amauri
Carneiro e "Mano Lima" - Jornalista e escritor
A capoeira surgiu no Brasil colonial, quando os escravos precisavam de uma defesa pessoal contra a opressão violenta que sofriam. Contudo, era proibida a prática de lutas. Assim, eles treinavam os movimentos ao ritmo e som de suas danças africanas. Desta forma nasceu a capoeira. “A capoeira é uma luta de defesa pessoal disfarçada em dança”, explica Mestre Irineu.
Psicóloga Thanandra Veras e
o Secretário Amauri Carneiro
 “A capoeira incentiva as crianças a se tornarem pessoas melhores, fortalece o espírito de parceria com o próximo, ajuda nos estudos e na coordenação motora. A capoeira é esporte, cultura, lazer, vida e saúde. Além disso, ensina aos alunos as técnicas de autodefesa”, Explica Amauri Carneiro, Secretário Municipal de Desporto e Lazer.
As atividades iniciaram o dia com um interessante workshop de capoeira para alunos iniciantes e avançados. Detalhes que enriqueceram o conhecimento e ajudaram na evolução técnica dos capoeiristas locais. 
A Capoeira é livre, pelo menos é símbolo da liberdade, e ser livre e ter a liberdade é viver em democracia e a democracia é o debate das ideias. O importante para um projeto atual de capoeira é que possua suas verdades, alicerçadas nos fundamentos das experiencias e ensinamentos que sua liderança herdou na sua vida, mas que pode essa liderança muito bem, receber de bom grado as verdades e críticas construtivas daqueles que ele tome como discípulos, porém nós humanos somos falhos, erramos, e nossa verdade pode virar uma mentira quando confrontada com verdades mais fortes, por isso que é importante que existam na capoeira os retóricos, os falsos Mestres e professores, os alunos dissimulados, desleais e omissos, pois para que a luz exista é preciso que exista a escuridão, acredito que todo esse laboratório tem como grande alicerce o tempo, pois só ele dá a maturidade para as ideias sobreviverem ou não, por isso capoeira é para quem tem paciência com o tempo, para quem viaja na volta que o mundo deu e na que o mundo vai dar.
A capoeira possui um conjunto de técnicas específicas a serem treinadas. O objetivo do treinamento funcional é aprimorar estes movimentos para que sejam tão velozes quanto coordenados; tão fortes quanto flexíveis e que o equilíbrio esteja presente. Esta nobre arte-luta também é uma forma de “treinamento funcional”, pois desenvolve diversas habilidades corporais que podem ser utilizadas na prática. Os novos conhecimentos ligados à preparação física tem o potencial de desenvolver, ainda, o jogo da capoeira. Porém, a riqueza cultural e ancestral desta arte-luta é única e insubstituível!