segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O Esporte na Formação do Cidadão


Na terça-feira, dia 21 de agosto de 2012 alunos da Escola de Ensino Fundamental João Firmino de Sousa localizada no Bairro São José na sede municipal particiciparam de uma palestra ministrada pelo Secretário Municipal de Desporto e Lazer Amauri Carneiro contando com a participação especial do atleta paraolímpico viçosense: Francisco Adaílton.

A Secretaria Municipal de Despoto e Lazer desenvolve o Projeto O Esporte na Formação do Cidadão na intenção de promover o resgate de vidas e desenvolver em crianças e adolescentes a formação através de exemplos de vida e superação através do esporte.

Na segunda semana de agosto as crianças da escola João Firmino de Sousa se emocionaram com a história de vida do atleta Francisco Adaílton, praticante de atletismo de alto rendimento categoria paraolímpica.
O Viçosense nascido na comunidade do Tope, Francisco Adaílton foi abandonado no inicio da vida pelos pais sendo adotado por familiares, teve uma infância sofrida quando aos 09 anos de idade no trabalho rural foi picado por um inseto no dedo da mão esquerda perdendo assim os movimentos da mesma. Ainda muito jovem decidiu mudar-se para capital do país: Brasília para morar com o irmão que em pouco tempo o abandonou, Adaílton sentiu-se obrigado a morar nas ruas, quando não restava mais nenhuma esperança nem perspectiva de vida, Adaílton conheceu o atletismo que aos poucos foi trazendo de volta a sua dignidade, em apenas 03 anos o esporte fez com que Adaílton mudasse da água para o vinho conquistando assim várias provas pelo Brasil em sua modalidade. Hoje o atleta paraolímpico reside na cidade estrutural do Distrito Federal onde mora com sua filha Larissa de 06 anos também atleta na modalidade de atletismo. Atualmente Adaílton entrenta mais uma provação; o mesmo cria sua filha sozinho já que sua companheira o abandonou com a filha recém-nascida.

O Projeto Esporte na Formação do Cidadão susrgiu junto com a criação da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer de Viçosa do Ceará em 2009 e a continuidade do projeto se deve aos bons resultados obtidos com a realização de palestras ministradas pelo Secretário Amauri Carneiro e convidos especiais que participam voluntariamente da inciativa com aintenção de dar sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e consciente através desta grande ferramenta tranformadora de vidas que é o esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário