O Xadrez na Formação do Cidadão



No dia 20 de janeiro de 2012 a Secretaria Municipal de Desporto e Lazer esteve no Distrito de Manhoso promovendo o 2º Torneiro de Xadrez Edwirges Maria de Arruda entre os alunos das escolas municipais da referida região.

O municipio de Viçosa do Ceará caminha na tendencia de 1º mundo que é a prática de xadrez nas escolas.

Segundo o Secretário Municipal de Desporto e Lazer Amauri Carneiro; "Esse projeto de xadrez nas escolas justificam sua existência por estar demonstrando que o xadrez: É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade. Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da
ciência, da técnica e do pensamento organizado. Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo. Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe. Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo. Proporciona prazer em seu estudo e prática. Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais."