Caravana do Esporte e da Música em Viçosa do Ceará

Iniciaram-se na terça-feira, 11 de outubro de 2011 o maior evento esportivo e cultural de todo o Ceará: as Caravanas do Esporte e da Música.
Até quinta-feira, mais de 3 mil crianças e adolescentes viçosenses, de 7 a 14 anos, e professores da rede pública municipal de ensino participarão de atividades esportivas e artísticas desenvolvidas pelas Caravanas.
Uma equipe de profissionais; educadores, atletas e músicos, se dividiu nas estações de judô, basquete, atletismo, ginástica, handebol, tênis, vôlei e futebol, montados no estádio Municipal João Firmino de Sousa, onde também foi montado a tenda especialmente montada para a Caravana da Música.
Todas as atividades foram realizadas em Rodízio, de modo que todas as crianças e adolescentes participassem das oficinas.
A metodologia utilizada em todas as atividades é a do Esporte Educacional, já disseminada nacionalmente pelo IEE, e localmente pelo ISN, seguindo os princípios de participação de todos, educação integral, construção coletiva e respeito; diversidade, valorização da cultura local e rumo à autonomia.
Por onde passaram as caravanas foram um verdadeiro sucesso; e em Viçosa do Ceará o envolvimento das crianças e jovens que participaram já demonstra a aprovação por parte dos mesmos. Após passar pelos municípios de Cruz e Assaré a cidade de Viçosa localizada a aproximadamente 245 km de Fortaleza foi contemplada com o maior evento cultural e esportivo que a cidade recebeu.
Durante três dias, as crianças recebem informações sobre cidadania, companheirismo, e praticam diversas atividades esportivas, além de oficinas voltadas para a e circense, da dança, da música, do teatro e de esporte também.
O objetivo das caravanas é proporcionar através do esporte também arte para a educação e o desenvolvimento humano.
Para o Secretário Municipal de Desporto de Lazer de Viçosa do Ceará, Amauri Carneiro, “A realização desse grande evento é a concretização de um sonho de proporcionar a nossas crianças e adolescentes um momento de lazer e ao mesmo tempo aprendizado; oesporte juntamente com a educação são grandes instrumentos de transformação para a nossa sociedade, é com o esporte que vamos conseguir combater as drogas e oferecer transformação, inclusão e ressocialização à nossa juventude”.

Da esquerda para a direita; Rui Aguiar - Gerente de Projetos do UNICEF, e o Secretário de Desporto e Lazer - Amauri Carneiro.